segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Viagem a Foz do Iguaçu





Viagem de estudo realizada no dia 19 de novembro de 2008 com alunos da 8ª série: visita panorâmica a usina hidrelétrica de Itaipu, visita ao Eco-Museu, marco das três fronteira e passeio turistíco as Cataras do Iguaçu.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Blogs na educação

Participando do curso “Inclusão digital”, aprendi a criar um blog, desde então comecei a utilizá-lo, lentamente fui apreciando a sua utilização, percebi então, que devemos valorizar o potencial pedagógico desta e de outras ferramentas disponíveis na Internet, que devemos explorar mais esses recursos, pois eles trazem infinitas possibilidades para a educação, são de fácil utilização e, principalmente, por falarem a linguagem dos alunos, além dos bons momentos de diversão, que são proporcionadas por esses recursos, para alunos e professores, e ainda, pode servir de caminho para a aproximação de alunos e professores. Com esse colocações encero meu comentário dizendo: “Vamos utilizar esse recurso, que estão aí no mundo das tecnologias, para nos auxiliar”.

Software Proprietário versus Software Livre

Software proprietário é um programa de computadores que se compra, que se aprende como usá-lo e vê o produto final, mas não se sabe como ele é produzido, pois seu código não é aberto e quem usa não é programador. No caso de um sistema operacional, como o Windows, você o compra, o instala, o utiliza, mas não sabe o que ele esta fazendo na maioria do tempo, que informações está enviando ou coletando de seu computador. Outro problema que ninguém se preocupa é o formato. O formato de saída do programa, ou seja, a forma com que os dados foram codificados não te dá segurança sobre o futuro de suas informações guardadas. Imagine que a empresa que faz um programa específico que gere esse programa venha a falir. Como ficaria seu trabalho produzido nele? Editores de texto, planilhas, compactadores e até mesmo músicas tem extensões conhecidas e cuja importação é possível por outros programas, mas a maioria não. Isso é um programa proprietário, cuja licença te autoriza a utilizá-lo em seu computador e copiá-lo para seu próprio uso, mas não te dá garantias sobre os formatos nos quais você produzirá seu trabalho.
O software livre é um programa com código aberto, isto é, todos podem ver como foi feito. Sei que você vai dizer “Mas eu não entendo nada de programação”, mas muitas pessoas entendem e essas vão estar sempre verificando se nós, usuários, estamos sendo prejudicados de alguma forma. O software livre tem licenças que permitem sua cópia indiscriminada para que a base de usuários possa crescer. De que adianta você produzir um texto que apenas você em seu computador possa ler? Nada. O lucro do software livre está no suporte técnico e não na aquisição da plataforma, tornando a aquisição de programas democrática e permitindo uma maior inclusão digital.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Vídeo "Dos Sonhos aos Ares"

O vídeo “Do sonho aos ares” mostra um grande homem ( SANTOS DUMONT) que tinha um sonho, um sonho que muitos não acreditavam que podia virar realidade, mas por meio de seu esforço e determinação deu origem a sua grande invenção "o avião" . Isso nos mostra que não devemos desistir na primeira tentativa e que devemos aprender com os erros, pois somos capazes de pensar, problematizar e de sonhar. A partir dessa invenção tudo foi se aprimorando, surgindo as novas tecnologias que temos até o presente momento, e que são muitas. Vivemos cercados por tecnologias, a informática está presente em nosso dia-a-dia, esse avanço tecnológico modifica completamente as nossas vidas, facilitando muito os nossos trabalhos, os afazeres diários mas ao mesmo tempo, nos prejudica, pois está transformando a sociedade, essa sociedade está vivendo em um tempo onde o eu é mais importante que o nosso, uma sociedade individualista. Como educadores, devemos acreditar nas relações interpessoais afetivas e estimular em nossos alunos um olhar mais atento ao colega, ao amigo, prestar mais atenção nas pessoas que estão ao seu lado diariamente e perceber que elas não estão ali por acaso. A informática deve ser um dos instrumentos utilizados nesta busca pelo conhecimento pessoal, pelo sonho de construir uma sociedade mais justa, afinal ela faz parte do nosso cotidiano. Nossos alunos estão por aí, em sites de relacionamentos, em blogs ou em Chats clamando por amigos virtuais, por que não oferecer então a nossa amizade à eles? Podemos usar estes mesmos instrumentos para começar a construir pontes de amizades entre eles e nós. Eu acredito que a partir deste relacionamento afetivo o ensinar e o aprender deixa de ser uma utopia e passa a ser uma realidade.