FASE 1: LEITURAS NA ÁREA
Como
minha proposta de ensino visa a utilização de uma simulação, uma das leituras
escolhidas para essa fase foi o artigo: “A
modelagem científica de fenômenos físicos e o ensino de física” de Rafael Brandão, Ives Araújo e Eliane Veit. Neste texto
vimos que as simulações podem ser bastante úteis para a inserção de conteúdos
científicos que muitas vezes não podem ser reproduzidos em laboratórios. Segundo
os autores:
Estratégias
didáticas baseadas na noção e uso de modelos surgem como alternativas para
inserção de conteúdos de natureza epistemológica que, imbricados com conteúdo
de física, propiciam aos alunos uma visão mais holística sobre a natureza e a
construção do conhecimento científico (pg. 10).
A
ideia de modelagem em física é de vital importância, facilita a compreensão de
fenômenos e examina padrões da natureza procurando entendê-los de forma mais
clara possível.
O
uso de
simulações pode permitir que os alunos construam modelos mentais de sistemas
físicos, facilitando a compreensão das representações físicas e entender como
elas descrevem os sistemas estudados. As simulações podem despertar ou aumentar
o interesse dos alunos, pois o fato deles poderem controlar determinadas
situações estimula uma aprendizagem mais fácil e rápida. Com efeito, o aluno
pode ver como se altera o comportamento do modelo numa variedade de situações e
condições.
Outra
leitura escolhida foi os PCNs, que nos ajudam a compreender como ocorre o
processo de ensino, nele observamos a preocupação com a revolução da informática,
e com as mudanças sofridas pela educação, tornando necessária uma nova
compreensão teórica sobre o papel da escola. A reforma curricular prevista
entende que o ensino é um instrumento da cidadania devendo contemplar conteúdos
e estratégias que capacitem o estudante para a vida em sociedade, a atividade
produtiva e a experiência subjetiva.
Desta
forma os PCNs dividem o currículo do ensino médio em três áreas, sendo a área
das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, o foco de nosso
estudo. Entende-se por este ensino que:
“...a aprendizagem na área de Ciências da
Natureza, Matemática e suas Tecnologias indica a compreensão e a utilização dos
conhecimentos científicos, para explicar o funcionamento do mundo, bem como
planejar, executar e avaliar as ações de intervenção na realidade.” (BRASIL, 2000, pág. 20)
Em
se tratando da física, esta ganha um novo sentido, buscando construir uma visão
voltada para o cidadão contemporâneo, atuante e solidário. As competências para
esse ensino devem permitir perceber e lidar com os fenômenos naturais e
tecnológicos, isso implica em compreender a linguagem própria da física, bem
como reconhecê-la como um processo de construção histórica.
Os
PCNs trazem um grande desafio para o professor, que é a implementação dessas
novas diretrizes, em novas práticas escolares, isto requer um movimento
continuo de reflexão, investigação e atuação. O desenvolvimento dessa nova
forma de se entender a física, como uma ciência viva fruto, de uma construção
histórica nos traz os temas estruturantes que ajudam a articular conhecimentos
e competências.
REFERÊNCIAS:
BRANDÃO,
R. V.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. A
modelagem científica de fenômenos físicos e o ensino de física. Física na Escola,
v. 9, n. 1, p. 10-14, 2008.
BRASIL.
Ministério da educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica
(Semtec). Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio. MEC/SEMTEC,
Brasília, 2000.
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