domingo, 18 de outubro de 2015

Proposta de ação pedagógica

FASE 1: LEITURAS NA ÁREA

Como minha proposta de ensino visa a utilização de uma simulação, uma das leituras escolhidas para essa fase foi o artigo: “A modelagem científica de fenômenos físicos e o ensino de física” de Rafael Brandão, Ives Araújo e Eliane Veit. Neste texto vimos que as simulações podem ser bastante úteis para a inserção de conteúdos científicos que muitas vezes não podem ser reproduzidos em laboratórios. Segundo os autores:
Estratégias didáticas baseadas na noção e uso de modelos surgem como alternativas para inserção de conteúdos de natureza epistemológica que, imbricados com conteúdo de física, propiciam aos alunos uma visão mais holística sobre a natureza e a construção do conhecimento científico (pg. 10).
A ideia de modelagem em física é de vital importância, facilita a compreensão de fenômenos e examina padrões da natureza procurando entendê-los de forma mais clara possível.
O uso de simulações pode permitir que os alunos construam modelos mentais de sistemas físicos, facilitando a compreensão das representações físicas e entender como elas descrevem os sistemas estudados. As simulações podem despertar ou aumentar o interesse dos alunos, pois o fato deles poderem controlar determinadas situações estimula uma aprendizagem mais fácil e rápida. Com efeito, o aluno pode ver como se altera o comportamento do modelo numa variedade de situações e condições.
Outra leitura escolhida foi os PCNs, que nos ajudam a compreender como ocorre o processo de ensino, nele observamos a preocupação com a revolução da informática, e com as mudanças sofridas pela educação, tornando necessária uma nova compreensão teórica sobre o papel da escola. A reforma curricular prevista entende que o ensino é um instrumento da cidadania devendo contemplar conteúdos e estratégias que capacitem o estudante para a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva.
Desta forma os PCNs dividem o currículo do ensino médio em três áreas, sendo a área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, o foco de nosso estudo. Entende-se por este ensino que:
“...a aprendizagem na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias indica a compreensão e a utilização dos conhecimentos científicos, para explicar o funcionamento do mundo, bem como planejar, executar e avaliar as ações de intervenção na realidade.”   (BRASIL, 2000, pág. 20)
Em se tratando da física, esta ganha um novo sentido, buscando construir uma visão voltada para o cidadão contemporâneo, atuante e solidário. As competências para esse ensino devem permitir perceber e lidar com os fenômenos naturais e tecnológicos, isso implica em compreender a linguagem própria da física, bem como reconhecê-la como um processo de construção histórica.
Os PCNs trazem um grande desafio para o professor, que é a implementação dessas novas diretrizes, em novas práticas escolares, isto requer um movimento continuo de reflexão, investigação e atuação. O desenvolvimento dessa nova forma de se entender a física, como uma ciência viva fruto, de uma construção histórica nos traz os temas estruturantes que ajudam a articular conhecimentos e competências.

REFERÊNCIAS:

BRANDÃO, R. V.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. A modelagem científica de fenômenos físicos e o ensino de física. Física na Escola, v. 9, n. 1, p. 10-14, 2008.


BRASIL. Ministério da educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.  MEC/SEMTEC, Brasília, 2000. 

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