domingo, 18 de outubro de 2015

Proposta de ação pedagógica

FASE 3: RELACIONANDO LEITURAS E PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA
A proposta de ensino Efeito Fotoelétrico por mim construída e sugerida, é uma busca da inserção das tecnologias na educação. Vem de encontro as leituras realizadas até o momento sobre o assunto. Penso também, que ainda não é o ideal, mas é o início dessa caminhada de mudanças na maneira de ensinar e aprender. A atenção do aluno na atualidade está mais voltada ao que os recursos tecnológicos oferecem, por isso o professor precisa também incluí-los na sua prática, para que possam assim buscar maior interação e interesse pelas atividades propostas
Quando sugiro utilizar o recurso áudio visual (apresentação de slides e vídeo) e a simulação, estou querendo facilitar a aprendizagem do aluno, pois recursos visuais são importantes, eles auxiliam a compreender melhor o que está sendo estudado e faz com que os alunos guardem as informações por muito mais tempo.
A escolha do áudio visual é uma opção, pois a escola que trabalho possui 1300 alunos e uma única sala de informática em que sua utilização deve ser revessada entre os professores, mas as salas de aula são equipadas com um Datashow, um notebook e internet. Na proposta 4 aulas serão desenvolvidas na sala de aula e 2 na sala de informática, reservada com antecedência.
A simulação sugerida apresenta um esquema de um experimento usado no estudo do efeito fotoelétrico. O aluno pode interagir modificando a frequência e a intensidade da luz que incide no metal e a diferença de potencial entre as placas receptoras e emissoras. Dessa forma o aluno poderá, por meio de tentativas, elabora um conjunto de significados que o fará instigar-se pelo assunto e abrir discussão sobre a quebra de paradigma da física clássica.

As simulações têm sido utilizadas com sucesso, como trabalhos de casa, em sala de aula ou atividades de laboratório. São usadas para introduzir os conceitos, aprender novos conceitos, reforçar conceitos, como ajudas visuais para demonstrações interativas. Ao finalizar a atividade, além de discutir os resultados encontrados pelos alunos, é interessante abordar qual a importância do fenômeno efeito fotoelétrico no nosso dia-a-dia e como reagimos às suas percepções, isso evidencia a forma de perceber e participar do mundo.

Nenhum comentário: